ENGLISH / PORTUGUÊS

Will Eisner: Profissão Cartunista

Will Eisner: Profissão Cartunista, dirigido pela cineasta brasileira Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran, exibido em 40 países, incluindo França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Polónia, Canadá, Estados Unidos e Brasil.

O documentário é composto por 3 episódios de 50 minutos de duração:

Parte 1: "The Spirit" centra-se no personagem mais famoso de Eisner, criado em 1940 e distribuído como um encarte de quadrinhos em jornais até 1952. Seu detetive mascarado foi posteriormente publicado em todo o mundo, quase continuamente por mais de 50 anos.

Parte 2: "O Sonho" - Eisner tinha um "sonho" no início de sua carreira de ser reconhecido como um artista através de seu meio de expressão, os quadrinhos. Inclui seu encontro com os artistas dos quadrinhos underground em 1978 e de como isso o levou a produzir a primeira "novela gráfica" para adultos.

Parte 3: "Master Class" - O último segmento é baseada nos livros instrutivos de Eisner, Quadrinhos e Arte Seqüencial e Narrativas Gráficas. O artista é mostrado fazendo demonstrações em sua prancheta.

Além de extensas entrevistas com o próprio Will Eisner, o filme conta ainda com depoimentos de Art Spiegelman, Bill Sienkiewicz, Denis Kitchen, Jerry Robinson, Lucy Caswell, Thomas Inge, Ann Eisner, Angeli, Guazzelli, Lailson, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Ota, Charles Berberian, François Shuiten, Jano e Álvaro de Moya.


Trailer: